Categories: MS

Contratação de temporários não ‘decola’ e MS tem pior contratação para outubro desde 2020

Vitrine do Centro de Campo Grande (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Se 2022 prometia ser um ano de recuperação na geração de empregos, não é o que se vê em Mato Grosso do Sul. Apesar do estoque de 607 mil vagas no ano, o resultado de outubro, com 1.693 novos empregos formais é pior que o de 2020, ano de início da pandemia de Covid-19.

Outubro é historicamente mês de alta nas contratações, devido a demanda por trabalhadores temporários para o fim de ano. Em outubro de 2020, o mercado de trabalho estadual gerou 3.949 vagas formais.

Isso significa que o resultado de outubro de 2022 é menos que a metade de outubro de 2020. Também fica abaixo da metade das 3.404 vagas de emprego geradas em outubro de 2021. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

O resultado de outubro é o pior de 2022, sendo que o menor resultado mensal até então era de abril, quando foram geradas 2.739 vagas.

Ainda assim, os dados por setor mostram que o Comércio ‘salvou’ a geração de empregos em outubro. O setor foi responsável por 1.324 vagas de empregos formais geradas em outubro. O setor de Serviços gerou 240 vagas, a Construção Civil 85, agropecuária apenas 25 e Indústria somente 19 postos de trabalho.

No mesmo mês de 2021, o setor de Serviços havia gerado 1.383 vagas, o Comércio 1.175 e a Construção Civil outras 543 vagas. A agropecuária foi responsável por 209 vagas naquele mês e a indústria por 94.

ACICG prevê cenário pessimista

Em outubro, a ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) divulgou pesquisa mostrando que os empresários estão pessimistas e, como consequência, devem contratar menos funcionários temporários do que no ano anterior.

Considerando o trimestre outubro a dezembro, a expectativa da ACICG é que sejam geradas cerca de 2 mil oportunidades de trabalho em empresas do setor terciário, que abrange atividades de comércio e serviços. No ano passado, esse percentual era de 3 mil vagas.

De acordo com a pesquisa, a maior parte das contratações deve ocorrer durante o mês de dezembro, diferente do ano passado em que a maioria sinalizou que pretendia contratar já na segunda quinzena de novembro.

MS reflete cenário nacional

O Brasil gerou 159.454 vagas de trabalho com carteira assinada outubro, segundo o Caged. O resultado ficou abaixo da mediana das estimativas de analistas do mercado financeiro consultados pelo Projeções Broadcast.

As projeções eram de abertura líquida de 136.579 a 255.000 vagas em outubro, com mediana positiva de 220.000 postos de trabalho, conforme dados do Porta Uol.

Deixe seu comentário...
Redação

Recent Posts

Trump anuncia tarifa de 10% para o Brasil; taxas chegam a 49% para outros países

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (2) seu aguardado pacote de…

11 horas ago

Perdas da Ucrânia chegam a mais de 138 mil soldados e 2.500 veículos blindados em 2025

Nos primeiros três meses de 2025, as Forças Armadas da Ucrânia sofreram baixas significativas, totalizando…

11 horas ago

Campo Grande irá sediar etapa BT100 do Circuito Mundial de Beach Tennis

Campo Grande se prepara para sediar no final deste mês de abril e início de maio,…

12 horas ago

Morador de Alcinópolis cai em golpe via WhatsApp e tem contas bancárias invadidas

Na manhã desta segunda-feira (1º), um morador de Alcinópolis foi vítima de um golpe aplicado…

12 horas ago

Vereador Marcinho Souza Concede Moção de Congratulação ao Médico Fernando Bismarck

O vereador Marcinho Souza apresentou uma moção de congratulação ao médico Fernando Antonio Caballero Bismarck…

12 horas ago

STF decide que prática de revista vexatória em presídios é ilegal

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (2) que a prática de…

13 horas ago