Em primeiro plano, embarcação brasileira que, segundo a Europol, transportava mais de 4 toneladas de cocaína, após ser interceptado por Marinha francesa, em 30/11/2022 — Foto: Marinha francesa via Europol
Uma pequena embarcação brasileira transportando mais de 4,6 toneladas de cocaína no valor de 150 milhões de euros — cerca de R$ 824 milhões — foi interceptada pela Marinha francesa, no dia 30 de novembro
A informação foi confirmada pela Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol) nesta quarta-feira (7). Veja o que se sabe e o que falta saber sobre o caso:
A embarcação foi encontrada na costa de Serra Leoa, na África, e ia em direção à Europa. Segundo as autoridades envolvidas, a localização do barco foi possível após trabalho conjunto de inteligência da França, Reino Unido, Estados Unidos e o Brasil.
A investigação é uma parceria entre a Polícia Nacional da França, a Agência Nacional de Crimes do Reino Unido; a DEA — agência antidrogas dos Estados Unidos —, o Centro de Crimes Organizados da Europol, Centro de Análise e Operações Marítimas – Narcóticos e a Polícia Federal.
Após o barco ser localizado durante a operação, a tripulação do navio foi detida e está sob custódia do governo francês.
A embarcação, de acordo com a Marinha francesa, é um barco pesqueiro de 68 pés — em torno de 21 metros de comprimento.
Em nota, a Polícia Federal confirmou apenas que o barco rebocador tem bandeira brasileira e havia deixado o país há aproximadamente vinte dias, contando a partir da última sexta-feira. No entanto, a cidade de onde saiu a embarcação não foi informada pela corporação.
A identidade da tripulação não foi revelada pelas autoridades. Também não se sabe quantas pessoas estavam no barco. Em um comunicado, a polícia da União Europeia afirmou que “uma investigação está em andamento para identificar os grupos criminosos envolvidos em ambos os lados do Oceano Atlântico”.
Até a última atualização desta reportagem, a PF não tinha informado quem é o dono do barco.
A corporação também não informou quantas pessoas estavam no barco no momento da abordagem.
Os moradores de Coxim devem se preparar para um dia de calor intenso, com temperaturas…
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (2) seu aguardado pacote de…
Nos primeiros três meses de 2025, as Forças Armadas da Ucrânia sofreram baixas significativas, totalizando…
Campo Grande se prepara para sediar no final deste mês de abril e início de maio,…
Na manhã desta segunda-feira (1º), um morador de Alcinópolis foi vítima de um golpe aplicado…
O vereador Marcinho Souza apresentou uma moção de congratulação ao médico Fernando Antonio Caballero Bismarck…
This website uses cookies.