Coxim, MS
10 de agosto de 2020
Plantão
67 9 9659 6042

Após longo período de estiagem, chuva volta a cair nesta semana e frio chega dia 18

Tempo seco predomina pelo menos até quinta-feira – Foto: Bruno Henrique / Correio do Estado

Após um longo período de estiagem, de quase um mês, a chuva volta a cair no fim desta semana em Mato Grosso do Sul.

De acordo com dados da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não chove em Campo Grande desde o dia 15 de julho.

A semana começa sem grandes mudanças no tempo em Mato Grosso do Sul, com calor e baixa umidade, devido a um bloqueio atmosférico.

Conforme o Centro de Monitoramento do Clima e do Tempo (Cemtec), de segunda até quinta-feira (13), os dias terão grande amplitude térmica, ou seja, temperaturas mais baixas durante a noite e amanhecer, com elevação ao longo do dia.

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta devido ao tempo seco, com umidade abaixo de 20%, índice considerado estado de alerta e prejudicial à saúde em todo o Estado.

Calor deve ser intenso, com máxima prevista de 39°C durante a semana, e sensação térmica acima de 40°C.

Em Campo Grande, temperaturas oscilam entre 18°C e 36°C.

Ainda segundo o alerta do Inmet, o tempo extremamente seco e o calorão traz também risco de incêndios florestais.

Orientação é umidificar ambientes, beber bastante líquidos, evitar desgaste físico nas horas mais secas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Mudança

A partir de sexta-feira (14), as condições de tempo começarão a mudar, com formação de áreas de instabilidade e previsão de chuvas para municípios das regiões do Pantanal, sudoeste, sul e centro, sendo mais fortes no sul.

Entre os dias 15 e 21 de agosto, chuvas devem se espalhar pelo Estado e ser de maior intensidade, com acumulados altos para o período e possibilidade de temporais, com chuvas intensas, ventos fortes e queda de raios.

A mudança é devido ao enfraquecimento do bloqueio atmosférico e formação de cavados e um sistema de baixa pressão.

O calorão deve ser amenizado na próxima semana, quando uma frente fria chega ao Mato Grosso do Sul e derruba temperaturas, entre os dias 18 e 23 de agosto. Mínima prevista para o período é de 10°C e máxima de 27°C.

print

Comments

comments