PUBLICIDADE

Coxim Agora

PRF apreende 233 kg de cocaína sob carga de amendoim

Por Redação

Em 24 de março de 2025

Os 225 tabletes de pasta base de cocaína estavam em espaço criado no assoalho de um caminhão carregado próximo a Campo Grande

Investigação que contou com a participação de agentes da Polícia Rodoviária Federal de Mato Grosso do Sul e de São Paulo, além de integrantes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do MS (FICCO-MS) resultou na apreensão de 233 quilos de pasta base de cocaína.

A descoberta aconteceu na noite deste domingo (23), na BR-153, em São José do Rio Preto (SP). A droga estava em uma carreta bi-trem que levava 21 toneladas de amendoim carregado em uma fazenda a cerca de 80 quilômetros de Campo Grande, conforme informou à polícia o motorista preso em flagrante.

Com 40 anos, ele residia em Umuarama (PR) e era proprietário da carreta. O caminhoneiro afirmou que descarregaria em Taquaritinga, próximo da região onde acabou sendo interceptado pela PRF.

A droga somente foi descoberta depois que toda a carga foi descarregada, pois estava em um compartimento oculto sob o assoalho de um dos semirreboques. Ao todo, eram 225 tabletes, que pesaram 233 quilos.

Apreensões de cocaína em meio a carregamentos de milho, soja, minério, calcário, sucatas e de carnes são comuns nas rodovias de Mato Grosso do Sul e estados vizinhos. Porém, esta foi a primeira descoberta em meio a um carregamento de amendoim, que tem produção ainda incipiente.

O plantio, até então restrito a pequenas áreas em propriedades da agricultura familiar sul-mato-grossense, ocupou na safra passada cerca de 21 mil hectares e a meta para este ano é de superar 40 mil hectares.

Até mesmo uma empresa para processamento, a cooperativa Casul, já está se instalando em Bataguassu, na região da divisa com São Paulo.  Com o aumento na produção, o Estado fica atrás somente do volume produzido em São Paulo.

De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra 2024/2025, o cultivo de amendoim de 1ª safra em Mato Grosso do Sul apresenta crescimento expressivo em relação à safra anterior.

Em área colhida, a projeção é de 42,3 mil hectares, um aumento de 99,5% em relação aos 21,2 mil hectares registrados na safra 2023/2024; enquanto que na produção estimada, a expectativa é de 95,7 mil toneladas na safra 2024/2025, superando em 126,5% as 42,5 mil toneladas da safra anterior.

Fonte: Correio do Estado

Deixe seu comentário...
Notícias de Coxim e Mato Grosso do Sul. PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização. JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67 – Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste e Figueirão.
Crédito: Coxim Agora.