Trump diz que Zelensky está “apostando com a 3ª Guerra” em bate boca na Casa Branca

O presidente dos EUA, Donald Trump, se encontra com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na Casa Branca em Washington, D.C., EUA, em 28 de fevereiro de 2025. REUTERS/Brian Snyder IMAGENS TPX DO DIA

O presidente dos EUA, Donald Trump, acusou Volodymyr Zelensky de “apostar na Terceira Guerra Mundial”, marcando o momento em que uma reunião na Casa Branca sobre o fim da guerra na Ucrânia se transformou em uma troca de farpas na frente da imprensa mundial.

Levantando a voz para Zelensky, Trump disse: “Você não tem as cartas certas conosco agora, você começa a ter problemas agora. Você está apostando com a vida de milhões de pessoas. Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial.”

O vice-presidente JD Vance disse então: “Você acha que é respeitoso vir ao Salão Oval dos Estados Unidos da América e atacar o governo que está tentando prevenir a destruição do seu país?”

O líder ucraniano respondeu: “Todo mundo tem problemas, até você, mas você tem um belo oceano e não sente agora, mas você vai sentir no futuro.”

No final da reunião, Trump se dirigiu a Zelensky diretamente: “Você vai fazer um acordo ou nós vamos sair, e se nós sairmos, você vai ter que lutar”. Ele então encerrou o encontro.

A correspondente-chefe da Casa Branca da CNN, Kaitlan Collins, registrou a reação da embaixadora ucraniana nos EUA após a discussão entre os líderes:

Zelensky tem buscado um lugar na mesa de negociações depois que Trump surpreendeu Kiev e outras capitais europeias ao iniciar conversas diretas com Putin para acabar com o conflito.

Trump disse nesta sexta-feira (28) que o presidente ucraniano “terá que fazer concessões”, acrescentando que Kiev “não voltará a lutar” se um acordo de paz for firmado, de acordo com os primeiros relatos da imprensa americana sobre a reunião.

Os líderes também devem assinar um acordo sobre minerais que estabeleceria um “fundo de investimento” conjunto de EUA e Ucrânia que receberia 50% de todas as receitas da “futura monetização” de recursos naturais pertencentes a Kiev.

O texto não tem as garantias de segurança explícitas dos EUA que Zelensky havia buscado, mas Trump afirmou que a presença de trabalhadores americanos e interesses econômicos na Ucrânia seria um suficiente dissuasor para uma possível agressão russa.

Fonte: IM/ML

Deixe seu comentário...
Redação

Recent Posts

Queda de helicóptero no Rio Hudson mata seis pessoas em Nova York

Um helicóptero caiu no Rio Hudson na quinta-feira, matando todos a bordo, de acordo com…

3 horas ago

Governo Trump diz que ‘gold card’, que venderá cidadania dos EUA por US$ 5 milhões, entrará em vigor semana que vem

O "gold card", nome dado pelo governo de Donald Trump a um programa que "venderá"…

4 horas ago

Lua Cheia de domingo será a “Lua Cor-de-Rosa”; entenda o significado

Os apaixonados por astronomia já podem se preparar: a próxima Lua Cheia acontece neste domingo,…

4 horas ago

‘Rainha de beleza’ turca morre ao cair de ponte ao fugir da polícia

Uma famosa participante de concursos de beleza morreu na Turquia ao fugir da polícia. Segundo…

5 horas ago

Homem é preso por estuprar adolescente de 14 anos em Ivinhema

Homem de 28 anos foi preso nesta quarta-feira (9), suspeito de ter estuprado uma adolescente…

5 horas ago

Trabalhador morre após caminhão tombar na MS-142, em São Gabriel

Diene Paes Taveira, de 56 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (9), após um caminhão…

6 horas ago

This website uses cookies.