Ícone do site Coxim Agora – Notícias Coxim

Vila onde imperador Augusto morreu pode ter sido achada perto do Vesúvio

O sítio arqueológico, localizado perto do Monte Vesúvio, revelou edifícios datados do século 1 — Foto: UTokyo Foundation

Escavações realizadas pela Universidade de Tóquio em Somma Vesuviana, uma cidade localizada próxima ao Monte Vesúvio, na Itália, podem ter revelado vestígios da villa de Augusto – local onde os pesquisadores acreditam que o primeiro imperador romano Augusto tenha sido enterrado.

O achado, divulgado em comunicado pela instituição em 17 de abril, se confirmado, será capaz de fornecer informações inéditas sobre a villa de Augusto, que foi soterrada sob as cinzas da devastadora erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C.

O Projeto Somma Vesuviana, da Universidade de Tóquio, realiza uma busca por rastros dessa ocupação na região desde 2002. Em um primeiro momento, acreditava-se que vestígios de um edifício previamente encontrados no local pertenciam a então villa de Augusto. Contudo, datações posteriores revelaram que as ruínas tinham sido levantadas no século 2 – após a erupção acontecida em 79 d.C.

Os arqueólogos então investigaram uma camada inferior e encontraram uma construção mais antiga, que se encaixa em um período anterior. Uma datação por radiocarbono e a análise física e química das pedras vulcânicas que cobrem o edifício mostraram que o prédio estava operando na primeira metade do século 1 e foi afetado pela erupção.

Com a erupção de 79 d.C, o lugar foi soterrado e as paredes, derrubadas. Esse tipo de dano indica que densos fluxos de lava devem ter chego ao redor do Monte Vesúvio imediatamente após ele entrar em atividade.

Para alcançar tais resultados, foram considerados materiais coletados dos vestígios de uma estrutura semelhante a um “forno” (normalmente ligada a uma “casa de banhos” privativa) encontrada durante escavações em 2023.

Além disso, a arquitetura do local indica que a construção pertenceu a um indivíduo do topo da sociedade romana e foi abandonada logo após a morte de Augusto. Há indícios de que o edifício foi reutilizado como armazém depois de sua desocupação.

Augusto foi o fundador do Império Romano, assim como seu primeiro líder. Seu nome de batismo era Otaviano, mas o imperador adotou outro nome após a conquista do Egito e seu reconhecimento pelo senado romano como governante. Conhecido por coordenar grandes construções na cidade de Roma, ele faleceu no ano 14 d.C.

Fonte: Galileu

Comentários no Facebook
Please follow and like us:
Sair da versão mobile