Categories: ELEIÇÕES 2024

Folgas e isenção em concurso: confira as vantagens de ser mesário voluntário em MS

Eleições municipais ocorrem em outubro. (Ascom TSE)

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) iniciou uma campanha para atrair os mesários voluntários para as eleições de 2024. Pode se candidatar à função todo eleitor com 18 anos ou mais que esteja em dia com a Justiça Eleitoral.

O primeiro turno das eleições deste ano estão marcadas para 6 de outubro, enquanto o eventual segundo turno está previsto para 27 de outubro.

Além de ajudar nas eleições municipais, os mesários têm direito aos seguintes benefícios:

  • Dois dias de folga para cada dia convocado pela Justiça Eleitoral;
  • Auxílio-alimentação no valor de R$ 60 no dia da eleição;
  • Certidão a serviço da Justiça Eleitoral;
  • Desempate em concursos públicos, caso esteja previsto no edital;
  • Aos universitários das faculdades conveniadas, reconhecimento como atividade extracurricular a prestação de serviços à Justiça Eleitoral nas eleições, contabilizando em dobro as horas certificadas, por analogia ao art. 98 da Lei 9.504/97 – Lei das Eleições;
  • Isenção de pagamento de valores, a título de inscrição nos concursos públicos estaduais, realizados no Estado de Mato Grosso do Sul, nos termos da Lei Estadual nº 5.386, de 30 de agosto de 2019.

Os interessados em ser mesário voluntário podem se inscrever pelo aplicativo E-título ou pelo site do TRE-MS. Clique aqui e acesse.

Quem não pode ser mesário?

A Justiça Eleitoral também prevê algumas exceções de perfis para a função. Não podem ser mesários voluntários os eleitores com menos de 18 anos de idade, candidatos e parentes de até segundo grau, inclusive o cônjuge e membros de diretórios de partidos políticos que ocupem função executiva.

Também entram nesta lista as autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo e os trabalhadores que pertencem ao serviço eleitoral.

Fonte: Midiamax

Deixe seu comentário...
Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Russos dizem que correu “muito bem” a chamada entre Trump e Putin

A chamada telefônica entre o presidente norte-americano, Donald Trump, e o seu homólogo russo, Vladimir…

21 minutos ago

Antes ou depois do treino? O melhor momento para beber um shake proteico

Se aposta em shakes proteicos, costuma tomá-los antes ou depois dos treinos? Será que existe…

59 minutos ago

Filha que matou o pai em Mundo Novo alega que foi abusada durante 13 anos

Daniela Moraes de Souza, de 22 anos, presa em flagrante por matar o pai, Daniel Pereira…

1 hora ago

Boletim da Aprosoja-MS confirma queda nas exportações da soja em fevereiro

Mato Grosso do Sul exportou 447,9 mil toneladas de soja em fevereiro, cerca de 180…

2 horas ago

Tampa abre e carga de cerveja cai de carreta em Dourados

A tampa de uma carreta, que transportava caixas de cerveja, abriu e toda a carga…

2 horas ago

Produção de ovos de galinha atingem a marca de 100 milhões de dúzias em MS

Em 2024, o estado de Mato Grosso do Sul registrou uma produção de ovos de…

3 horas ago