A tão aguardada final da Copa do Mundo do Catar aconteceu neste domingo (18) entre França e Argentina, no Estádio Lusail. Além do duelo entre as seleções bicampeãs, o confronto entre Lionel Messi e Kylian Mbappé também foi outro atrativo da partida. Apesar de abriu 2 a 0 e dominar boa parte do jogo, a equipe de Lionel Scaloni sofreu o empate, voltou a ficar na frente com gol de Messi, mas levou o empate, novamente com o camisa 10 francês. Nos pênaltis, a Argentina bateu a França por 4 a 2.
O JOGO
A partida começou bastante nervosa como era de se esperar. A Argentina chegou primeiro logo aos três minutos com finalização de Julián Álvarez após boa jogada entre De Paul e Messi.
Novamente a Argentina, a França errou na saída de bola e Álvarez tocou para Mac Allister que chutou de fora da área para defesa de Lloris. Nos primeiros minutos só deu Argentina, De Paul teve outra chance, mas um desvio mandou a bola para escanteio.
Além das chances criadas, a Argentina também teve maior posse de bola. A França só conseguiu chegar com perigo pela primeira vez com bola parada aos 18 minutos.
Aos 21 minutos, Di Maria sofreu pênalti cometido por Dembelé. Messi foi para a cobrança e abriu o placar para a Argentina, seu sexto gol nesta Copa e o décimo segundo em Mundiais.
O clima do jogo esquentou na metade do primeiro tempo e as jogadas ficaram bastante disputadas. Com a vantagem no placar, os argentinos, mais acostumados com este tipo de jogo, administraram as ações ao seu gosto.
Aos 35 minutos, Di Maria ampliou em um contra-ataque de almanaque. Com quatro toques, passando por Messi, De Paul, Mac Allister e o camisa 11 mandou para o gol.
Sem conseguir sequer se organizar, o técnico Didier Deschamps tirou Dembelé e Giroud e colocou Thuram e Kolo Muani para tentar equilibrar as forças. Sem sucesso, o primeiro tempo acabou com vantagem nas estatísticas e no placar para a seleção sul-americana.
SEGUNDO TEMPO
A primeira chegada foi novamente da Argentina, assim como na primeira etapa. Di Maria inverteu o jogo e De Paul chegou batendo para defesa de Lloris. Aos 12 minutos, Álvarez recebeu em velocidade de Di Maria e bateu para nova defesa do goleiro francês.
Pelo lado francês, Mbappé não conseguia dar prosseguimento ao seu estilo com velocidade. A primeira finalização do Camisa 10 aconteceu somente aos 25 minutos da segunda etapa. Aos 35 minutos, pênalti para a França. Mbappé foi para a cobrança e diminuiu para os franceses.
Com o empate, o cenário mudou. A França conseguiu equilibrar o jogo em competividade e os argentinos parecem ter sentido o golpe. A França conseguiu acumular mais duas chegadas, uma com Mbappé e aoutra após contra-ataque
Praticamente no último lance da partida, Messi recebeu na entrada da área e bateu para defesa de Lloris.
PRORROGAÇÃO
O tempo extra iniciou com as seleções medindo cada ação para não fornecer contra-ataque ao adversário. Com a parte física já prejudicada, as alterações na França deram ligeira vantagem nas disputas de bola.
Lautaro Martinez entrou no lugar de De Paul e no seu primeiro toque na bola quase marcou. Na segunda chance, o camisa 22 teve a oportunidade de dicidir, mas bateu para fora.
Logo no início do segundo tempo da prorrogação, Messi decidiu para a Argentina após rebote de chute de Lautaro Martinez.
O jogo parecia decidido quando a França teve um pênalti marcado a seu favor. Mbappé foi para cobrança e marcou seu terceiro gol na partida e o empate em 3 a 3.
Nos últimos lances do tempo extra, duas chances para cada seleção. Martinez salvou para a Argentina e Lautaro cabeceou para fora.
Penalidades: França 2 x 4 Argentina
França
- Mbappé (gol)
- Coman (perdeu)
- Tchouameni (perdeu)
- Kolo Muani (gol)
Argentina
- Messi (gol)
- Dybala (gol)
- Paredes (gol)
- Montiel (gol)