Foto: 5º BPM
Policiais militares de Coxim participaram na manhã desta quarta-feira (16) de instrução de APH (Atendimento Pré-Hospitalar) Tático no Quartel do Corpo de Bombeiros.
Inicialmente dez militares receberam aulas teóricas e oficinas práticas a respeito de como atender vítimas de ferimentos em meio a confrontos, seja por arma de fogo, arma branca ou objetos.
Os policiais foram submetidos a aulas práticas para estancar possíveis hemorragias, manter vias aéreas pérvias, checar respiração e batimentos, além de atuação em caso de parada cardiorrespiratória.
Conforme informações do Corpo de Bombeiros, para que se possa realizar os procedimentos de primeiros socorros é necessário que as vítimas sejam levadas a um local onde não ocorra risco de novo ferimento, bem como seja seguro para o socorrista prestar o atendimento. Assim, é de grande valia o conhecimento técnico sobre o que fazer e onde fazer meio a um conflito utilizando a junção de táticas policiais e APH.
A proposta dos comandos da polícia e do bombeiro militar é capacitar todos os policiais de Coxim a atuarem imediatamente nesses tipos ocorrência, tendo em vista que o cuidado imediato é primordial para aumentar a taxa de sobrevida da vítima.
Esse tipo de treinamento é importante e pode salvar vidas de servidores ou militares que trabalham em região de conflito como o que ocorreu nesta madrugada, quando o subtenente do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) Carlos Alberto Aragaki, de 45 anos, foi ferido a tiros de fuzil enquanto abordava suspeitos de tráfico de drogas em Antônio João, região de fronteira com o Paraguai.
A troca de tiros aconteceu por volta das 3 horas da madrugada e o militar foi prontamente atendido. Ele sofreu graves ferimentos na perna, que foi parcialmente amputada, além de um ferimento a tiro na outra coxa, e precisou ser transferido em aeronave do Corpo de Bombeiros para Campo Grande.
Primeiras informações são de que o estado de saúde do subtenente é estável.
Com o encerramento da fase de testes das câmeras corporais em Mato Grosso do Sul e…
A Energisa MS teve de compensar em R$ 18,587 milhões 242.202 clientes no ano passado…
Foram identificadas as vítimas fatais do grave acidente ocorrido na noite deste domingo (6), na BR-060,…
Você sabia que é possível sacar seu FGTS e ter o dinheiro na conta em…
O câncer é uma das principais causas de morte no Brasil. De acordo com o…
Um homem de 51 anos foi agredido com uma garrafa na cabeça durante um torneio…
This website uses cookies.