Ícone do site Coxim Agora – Notícias Coxim

Policiais militares do 5º BPM recebem treinamento de APH Tático do Corpo de Bombeiros

Foto: 5º BPM

Policiais militares de Coxim participaram na manhã desta quarta-feira (16) de instrução de APH (Atendimento Pré-Hospitalar) Tático no Quartel do Corpo de Bombeiros.

Inicialmente dez militares receberam aulas teóricas e oficinas práticas a respeito de como atender vítimas de ferimentos em meio a confrontos, seja por arma de fogo, arma branca ou objetos.

Os policiais foram submetidos a aulas práticas para estancar possíveis hemorragias, manter vias aéreas pérvias, checar respiração e batimentos, além de atuação em caso de parada cardiorrespiratória.

Conforme informações do Corpo de Bombeiros, para que se possa realizar os procedimentos de primeiros socorros é necessário que as vítimas sejam levadas a um local onde não ocorra risco de novo ferimento, bem como seja seguro para o socorrista prestar o atendimento. Assim, é de grande valia o conhecimento técnico sobre o que fazer e onde fazer meio a um conflito utilizando a junção de táticas policiais e APH.

A proposta dos comandos da polícia e do bombeiro militar é capacitar todos os policiais de Coxim a atuarem imediatamente nesses tipos ocorrência, tendo em vista que o cuidado imediato é primordial para aumentar a taxa de sobrevida da vítima.

Esse tipo de treinamento é importante e pode salvar vidas de servidores ou militares que trabalham em região de conflito como o que ocorreu nesta madrugada, quando o subtenente do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) Carlos Alberto Aragaki, de 45 anos, foi ferido a tiros de fuzil enquanto abordava suspeitos de tráfico de drogas em Antônio João, região de fronteira com o Paraguai.

A troca de tiros aconteceu por volta das 3 horas da madrugada e o militar foi prontamente atendido. Ele sofreu graves ferimentos na perna, que foi parcialmente amputada, além de um ferimento a tiro na outra coxa, e precisou ser transferido em aeronave do Corpo de Bombeiros para Campo Grande.

Primeiras informações são de que o estado de saúde do subtenente é estável.

Foto: 5º BPM
Comentários no Facebook
Please follow and like us:
Sair da versão mobile