Ícone do site Coxim Agora – Notícias Coxim

Mandioca gigante de SC ainda perde no tamanho para raiz colhida em 2014 em Coxim

À esquerda a mandioca retira em Santa Catarina e à direta o morador de Coxim exibindo a raiz colhida na área urbana da cidade. (Fotos: Tatiane Hansen/Jornal de Pomerode e Eduardo Santos/Coxim Agora)

O produtor Otávio Hoeppner conta que precisou de ajuda para colher o pé de mandioca de 2,30 metros que se desenvolveu no terreno que tem com a esposa, Wilma, em Pomerode, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. O fato aconteceu no início desta semana.

Ele e o jardineiro da propriedade vizinha levaram quatro horas para retirar toda a planta da terra, contou ao portal G1 de Santa Catarina.

“Eu comecei a cavar. Quando estava liberando a raiz maior, fui verificar as outras também. Comecei a limpar e cavar, até que senti que estavam começando a soltar. O vizinho tem uma empresa e tem um jardineiro. Ele estava curioso e pedi ‘vem cá, me ajuda. Vem ver o que está acontecendo, nunca vi isso na minha vida'”, disse Otávio, que tem 76 anos.

Hoeppner contou que a colheita do pé foi feita das 7h30 às 11h30. À tarde, ele colocou a planta que pesou 112 kg em um trator e levou para casa.

Mandioca coxinense – Apesar do peso da raiz retirada pelo produtor de Santa Catarina, um morador de Coxim colheu no dia 08 de abril de 2014 uma raiz de mandioca gigante que ganha no quesito tamanho, até porque ela não foi pesada, então não dá para fazer uma comparação por quilogramas.

No entanto, a raiz colhida pelo morador de Coxim Itamar Marçal de Oliveira, na época com 58 anos mediu 2,35 metros de comprimento e foi retirada inteira da terra. Ou seja, 5 centímetros maior que a raiz retirada por Otávio.

Na época, Itamar fez questão de chamar o Jornal Coxim Agora para registrar o fato e destacar que a cidade possui terra fértil. Durante entrevista ao jornal Itamar disse que iria ajudar a esposa a ralar a mandioca, para fazer um “biju”, um prato feito à base de farinha de mandioca.

Terra boa – Em abril do mesmo ano, o funcionário público Adonias Rodrigues da Silva, na época também com 58 anos, colheu uma mandioca de 1,88 metros. O caso ocorreu em uma propriedade rural na zona rural de Coxim. Adonias contou ao Coxim Agora que nunca viu uma mandioca daquele tamanho e mesmo tirando com cuidado a raiz quebrou.

O morador da área rural preferiu fazer farinha e misturar com coco ralado para o consumo. O engenheiro agrônomo Raimundo Alves Junior, informou em entrevista ao jornal da terra do pé de cedro que a raiz pode ser consumida normalmente apesar do tamanho. “Uma raiz desse tamanho não é normal, mas como as condições climáticas da região são propicias para a cultura da mandioca, podem ocorrer fatos isolados como este do senhor Adonias”, explicou o agrônomo.

Fonte: Maikon Leal

Comentários no Facebook
Please follow and like us:
Sair da versão mobile