Ícone do site Coxim Agora – Notícias Coxim

Laudo botânico confirma morte do pé-de-cedro em Coxim

Foto registrada em 02 de dezembro de 2023. (Foto: Maikon Leal)

Com profundo pesar, o jornal da terra do pé-de-cedro Coxim Agora lamenta informar o falecimento do emblemático pé-de-cedro, possivelmente o maior ícone da cidade de Coxim.

A triste notícia veio à tona durante uma reunião da Comissão Mista de Trabalho e Acompanhamento das ações relacionadas à sua situação, realizada na quarta-feira (24).

Já em março deste ano, nossa reportagem levantara preocupações sobre a saúde da árvore em uma matéria intitulada Ícone de Coxim: Pé-de-cedro, imortalizado em música, enfrenta desafios de sobrevivência.

Foto: Google Mapas

Agora, infelizmente, nossos temores se confirmam. Um botânico presente na reunião atestou oficialmente a morte do pé-de-cedro, que há tanto tempo figurava como um símbolo vivo da história e identidade coxinense.

Imortalizado na música e nas memórias da cidade pelo poeta Zacarias Mourão, a perda do pé-de-cedro é profundamente sentida pela comunidade. Informações obtidas pela nossa equipe nesta quinta-feira (25) revelam detalhes preocupantes sobre a condição da árvore.

Apesar de sustentada por cabos, o pé-de-cedro apresenta fragilidade em sua base, com riscos iminentes de quedas de galhos que podem colocar em perigo os frequentadores do local, além de causar danos materiais.

Em resposta a essa situação, o Secretário de Desenvolvimento Sustentável do município, Saimon Cândido, anunciou uma audiência pública para o dia 09 de maio, às 19h00, na Câmara Municipal.

A expectativa é contar com a participação do IMASUL para análise técnica da situação. Durante a audiência, serão discutidas medidas de curto e longo prazo para preservar a memória e o legado do pé-de-cedro.

Zacarias Mourão e o pé-de-cedro. (Foto: Arquivo/Ligia Mourão)

A história do pé-de-cedro se entrelaça com a própria história de Coxim. Plantado possivelmente em 1948 por Zacarias Mourão, o pé-de-cedro testemunhou o desenvolvimento e os desafios da cidade ao longo de décadas. Danificado por uma tempestade em 2006, parte da árvore foi preservada como um símbolo vivo da resistência e da identidade coxinense. Neste momento de luto, relembramos com gratidão a contribuição do pé-de-cedro para a história e a cultura de Coxim. Que seu legado inspire ações futuras em prol da preservação ambiental e da valorização de nossa identidade local.

Tempestade derrubou metade do pé-de-cedro em 2006. Galhos foram encaminhados para um museu. (Foto: Keila Flores)
Caravana pé-de-cedro, formada por cerca de setenta pessoas, que saiu de Goiânia no ano passado e se encontrou com outra caravana vinda de Cuiabá e Rondonópolis no Mato Grosso. A caravana se estabeleceu na praça Zacarias Mourão, onde cantou o hino da cidade, pé-de-cedro, uma canção que homenageia a árvore símbolo do município. (Foto: Reprodução / Prefeitura de Coxim)

Entramos em contato com o prefeito de Coxim, Edilson Magro, ele nos concedeu um pequena entrevista sobre o problema enfrentado pelo município, confira na íntegra:

Coxim Agora: Prefeito Edilson,  pode nos falar um pouco sobre o monitoramento do pé-de-cedro?

Prefeito Edilson Magro: Claro, por muito tempo temos monitorado o pé-de-cedro de perto. No ano passado, especificamente em junho de 2023, um biólogo e turista do Estado de São Paulo, que nos visitava, fez uma observação preocupante: “Já vi esta árvore mais frondosa do que está hoje”. Ao questioná-lo sobre possíveis ações, ele indagou a idade da árvore, respondendo que era de aproximadamente 75 anos (um engano meu, pois a idade real era de 87 anos). O profissional alertou que o pé-de-cedro poderia estar próximo de seu fim, devido à idade avançada, agravada pelo raio que a atingiu em 2006. Ele também mencionou que o calçamento feito durante a revitalização da praça comprometeu ainda mais a vida útil da árvore.

Coxim Agora: Como o governo municipal reagiu a essa preocupação levantada pelo biólogo?

Prefeito Edilson Magro: Inicialmente, eu duvidei das previsões do biólogo, porém, decidimos intensificar o monitoramento. Ao longo do tempo, observamos a árvore lentamente perdendo suas folhas. Consultamos nossos especialistas em busca de soluções, mas a resposta foi desanimadora, dada a dificuldade de intervenção devido à idade avançada da árvore, além dos danos causados pelo raio e pelo fogo provocado por um vândalo em seu tronco.

Coxim Agora: Quais foram as medidas tomadas pela prefeitura diante dessa situação?

Prefeito Edilson Magro: Nossa primeira medida foi contratar um perito para elaborar um laudo detalhado sobre o estado do pé-de-cedro. Com base nesse laudo, organizamos uma audiência pública para discutir as ações a serem tomadas em relação a este importante patrimônio histórico de nossa cidade. Além disso, no início deste ano, emitimos um decreto para criar uma comissão encarregada de acompanhar de perto os trabalhos relacionados ao pé-de-cedro.

(*) Matéria editada para complemento da entrevista com o prefeito de Coxim.

Fonte: Maikon Leal

Comentários no Facebook
Please follow and like us:
Sair da versão mobile