Foto: Divulgação
Dados atualizados do Sistema Integrado de Gestão Operacional, vinculado à Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (SEJUSP-MS), mostram um cenário ainda mais alarmante do que o divulgado anteriormente: Coxim registrou 47 casos de estupro e estupro de vulnerável em 2024, o maior número entre os municípios do Norte do Estado.
Com uma média de quase um crime por semana, os dados reforçam a urgência de ações preventivas e repressivas contra esse tipo de violência.
O início de 2025 segue preocupante. Nos dois primeiros meses do ano, sete novos casos já foram contabilizados, de acordo com a Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM). A delegada titular, Andressa Vieira, enfatiza que a denúncia é essencial no enfrentamento desse crime.
“A participação da comunidade é fundamental. Muitos desses crimes ocorrem dentro da própria casa da vítima e são cometidos por pessoas próximas. Qualquer suspeita deve ser imediatamente comunicada às autoridades”, destacou a delegada.
Coxim lidera o ranking de ocorrências entre os municípios da região Norte do Estado. Confira os números de 2024 em outras cidades próximas:
🔹 Coxim – 47 casos
🔹 São Gabriel do Oeste – 23 casos
🔹 Camapuã – 14 casos
🔹 Rio Verde de MT – 18 casos
🔹 Rio Negro – 8 casos
🔹 Pedro Gomes – 4 casos
🔹 Sonora – 2 casos
Os números evidenciam a necessidade de reforçar políticas públicas e campanhas de conscientização para combater essa realidade.
Mato Grosso do Sul registrou 2.289 casos de estupro de vulnerável em 2024. As cidades com maior número de ocorrências foram:
🔸 Campo Grande – 628 casos
🔸 Dourados – 229 casos
🔸 Três Lagoas – 100 casos
O impacto desses números exige esforços conjuntos das forças de segurança, do poder público e da sociedade para proteção das vítimas e punição dos criminosos.
A denúncia é a principal ferramenta para combater esse crime. Qualquer suspeita pode ser informada anonimamente pelo Disque 100 ou diretamente às autoridades locais.
📞 Delegacia de Atendimento à Mulher de Coxim: (67) 3291-1338 / WhatsApp: (67) 99987-9355
📞 Polícia Militar: 190
A luta contra a violência sexual passa pela conscientização e pelo fortalecimento das políticas de proteção às vítimas. Acompanhe o Coxim Agora para mais informações sobre segurança pública na região.
(*) Matéria editada para correção e acréscimo de informações em 08h43min desta quinta-feira (03.04).
Fonte: Maikon Leal com Mikaela Loni
Após passar 385 dias na Penitenciária Federal de Campo Grande, o deputado Chiquinho Brazão (sem…
A Apple tem enfrentado alguns imprevistos em relação ao lançamento da próxima geração da assistente…
Alcides Alves dos Santos, 43, morreu em acidente na tarde deste sábado (12) na BR-163,…
Se nunca tinha pensado nisto, o melhor é começar a ter esse cuidado. O tipo…
Mais um caso de estelionato virtual foi registrado em Rio Verde de Mato Grosso. Uma…
Um crime de abigeato (furto de gado) foi registrado na manhã de sexta-feira (11), na…
This website uses cookies.