Categories: #DestaquesBrasil

Tosse em excesso pode ser tuberculose? Veja como doença atua no organismo

Um aumento dos diagnósticos da tuberculose, popularmente conhecida como infecção pulmonar, projeta a doença como um dos maiores desafios da saúde pública mundial. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil foram registrados 80.012 casos novos da doença no último ano, com uma taxa de incidência de 37 casos por 100 mil habitantes e 5.845 óbitos. No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março, a especialista em Microbiologia do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Fabíola Castro, alerta sobre a infecção, indicando como prevenir e diagnosticar.

Segundo a microbiologista e docente do CEUB, a tuberculose evolui de forma lenta, sendo os infectados transmissores em potencial. Os sintomas podem ser confundidos com outras doenças, dificultando o diagnóstico e facilitando a rápida transmissão: “Além da tosse, a perda de peso rápida, sudorese noturna, febres baixas vespertinas, falta de ar e tosse com sangue podem ocorrer com o paciente infectado”. Embora afete principalmente os pulmões, pode acometer outras partes do corpo, como gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges.

Para Fabíola Castro, conhecer os sintomas, as formas de transmissão e as alternativas de tratamento ajuda a minimizar os riscos relacionados à doença: “O diagnóstico precoce pode melhorar a qualidade de vida do paciente”. Sobre o tratamento, a docente esclarece que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece todo o acompanhamento ao paciente. “O surgimento dos bacilos resistentes exige o tratamento com drogas antimicrobianas. A dificuldade de resposta e os diversos efeitos colaterais aumentam o tempo de tratamento e reduz as chances de cura”, explica.

A especialista CEUB acrescenta que a eficácia do tratamento depende da rapidez do diagnóstico, indicando atendimento médico imediato caso haja suspeita. “Existe a possibilidade de uma recuperação plena, sem sequelas, mas existe também o risco de ocasionar sequelas nos casos mais avançados da doença, quando o infectado apresenta graves lesões no pulmão e nos órgãos afetados”, finaliza a microbiologista.

Fonte: NM/ML

Deixe seu comentário...
Redação

Recent Posts

Coxim debate problemas da BR-163 em Audiência Pública nesta quinta-feira

A população de Coxim está convidada a participar de uma importante Audiência Pública para debater…

5 minutos ago

Horóscopo de hoje (27/03) veja a previsāo do seu signo

Áries (21/03 - 19/04) Ter maturidade, equilíbrio emocional e um olhar estratégico ajuda a enfrentar…

26 minutos ago

Justiça concede Habeas Corpus a ex-candidato à Prefeitura de Bandeirantes preso pelo Garras

O Tribunal de Justiça concedeu, nesta terça-feira (25), Habeas Corpus criminal a Mauro Augusto Centurião…

55 minutos ago

Chuva isolada e céu nublado: Previsão do tempo para Coxim nesta quinta-feira

Os moradores de Coxim devem se preparar para um dia de muitas nuvens e pancadas…

1 hora ago

De vilão a mocinho? Como engenharia genética pode transformar tabaco e criar novos remédios

O tabaco mata oito milhões de pessoas no mundo todo ano. Mas imagine se ele pudesse ser…

14 horas ago

Imasul determina paralisação das atividades de balneário famoso em Bonito

O Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) decidiu suspender por tempo…

15 horas ago