Ícone do site Coxim Agora – Notícias Coxim

Mato Grosso do Sul tem uma tentativa de golpe a cada três minutos

Bancos e cartões é o principal “setor” alvo de golpistas – Divulgação

Entre janeiro e junho deste ano, foram registradas 77.825 tentativas de golpes em Mato Grosso do Sul, segundo dados do Indicador de Tentativas de Fraudes da Serasa, chamado de Fraudômetro.

Em média, foram 12.970 investidas golpistas por mês, o que dá 432 por dia, 18 por hora ou uma a cada três minutos.

A empresa não mapeia quantas destas tentativas se concretizam em golpes efetivamente.

O levantamento da Serasa considera que essas ocorrências podem ser referentes a verificação de documentos (análise de documentos de identificação), biometria facial, verificação cadastral e roubo de identidades.

Em números absolutos, Mato Grosso do Sul é o 15º no ranking de estados com maior número de tentativas de golpes.

Quando considerado o proporcional, que é o número de tentativas por milhão de habitante, o Estado é o sétimo com maior proporção a nível Brasil.

Em todo o Brasil, foram 4.818.533 tentativas golpistas de janeiro a junho, uma a casa três segundo.

Segundo a Serasa, pessoas entre 36 e 50 anos são os alvos preferidos dos criminosos (35,8%), seguido pela faixa de 26 a 35 anos (20%), acima de 60 (19,9%) e 51 a 60 (17,3%).

O indicador também mostra que o setor de “Bancos e Cartões” foi o alvo principal dos golpistas no semestre (45,5%), depois “Serviços” (31,1%) e “Financeiras” (17,7%). “Varejo” e “Telefonia” fecham o ranking com respectivamente 3,8% e 1,5% das tentativas.

Segundo o diretor de produtos de autenticação e prevenção à fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, o Fraudômetro foi lançado em junho, com atualização na metodologia do indicador.

“Ele agora conta com mais tipos de tentativas de fraudes mapeadas. Dessa forma, é possível que a Serasa Experian ofereça uma visão ainda mais assertiva sobre os perigos que as empresas e os consumidores correm”, disse.

“Não existe uma bala de prata capaz de blindar a todos contra os criminosos, mas com certeza uma estratégia de proteção em camadas dificulta ainda mais as ações fraudulentas. Além disso, todo cuidado é pouco quando o assunto é análise de riscos e segurança de dados em qualquer transação financeira”, acrescentou.

Como se proteger

Especialistas alertam que não há uma forma totalmente eficaz para não ser vítima de golpes, mas que medidas simples podem evitar as fraudes. Veja dicas:

Consumidores

Empresas

Fonte: Correio do Estado

Comentários no Facebook
Please follow and like us:
Sair da versão mobile