Pessoas buscam oportunidades de emprego no centro de São Paulo
A taxa de desemprego no Brasil voltou a recuar e ficou em 9,3% nos três meses até junho, menor patamar para o período desde 2015, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.
A queda foi um pouco maior do que a esperada por analistas consultados em pesquisa Reuters, cuja mediana apontava para uma taxa de 9,4% no período.
No trimestre encerrado em maio, o desemprego estava em 9,8%.
A população ocupada foi estimada em 98,3 milhões no trimestre até junho, recorde da pesquisa, iniciada em 2012, e alta de 3,1% sobre o trimestre anterior, enquanto o número de desempregados recuou 15,6%, para 10,1 milhões.
O número de trabalhadores formais cresceu 2,6% no período, enquanto os sem carteira assinada aumentaram 6,8%. A taxa de informalidade foi de 40,0% no trimestre encerrado em junho.
A coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios do IBGE, Adriana Beringuy, destacou o papel importante da informalidade no crescimento recente da ocupação. “Podemos observar que parte importante dos serviços, como os serviços pessoais prestados às famílias, tem grande participação de trabalhadores informais e está influenciando essa reação da ocupação. Isso também tem ocorrido na construção, setor com parcela significativa de informais”, afirmou em nota.
O rendimento real habitual seguiu estável na comparação com o trimestre anterior, em 2.652 reais. No ano, o rendimento tem queda real de 5,1%.
A ocupação aumentou em diversos setores no trimestre frente ao trimestre móvel anterior, com destaque para indústria (+2,7%), construção (+3,8%) e comércio (+3,4%).
O tabaco mata oito milhões de pessoas no mundo todo ano. Mas imagine se ele pudesse ser…
O Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) decidiu suspender por tempo…
Trabalhador, de 28 anos, ficou ferido após um trator cair em cima de seu corpo…
Enquanto atacam rebeldes apoiados por Teerã no Iêmen e fazem contagem regressiva para o ultimato…
Durante a sessão plenária desta quarta-feira (26) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul…
Na manhã desta quarta-feira (26), a proprietária de uma conveniência, localizada na rua Arthur Costa…
This website uses cookies.