Categories: Brasil

Brasileiros esperam até nove meses por visto para viajar para os EUA

Avião da Azul — Foto: Ministério da Saúde/Divulgação

A reabertura das fronteiras dos Estados Unidos para os brasileiros provocou uma explosão nos pedidos de visto para viagem. O tempo de espera pela entrevista pode chegar a nove meses.

Em frente ao centro de atendimento do consulado americano no Rio de Janeiro as filas voltaram. Imagem que se vê em outras capitais onde os vistos são emitidos. A maior parte, turistas com planos de viagens depois que os Estados Unidos retiraram as restrições de entrada.

A emissão de visto estava suspensa desde meados de março de 2020 e foi retomada no fim do ano passado, no dia 8 de novembro para turistas. Mas por causa dos protocolos de saúde que exigem distanciamento e também por causa da demanda represada, essa retomada tem sido lenta.

É preciso se planejar antes de comprar a passagem. Segundo o governo americano, em São Paulo o tempo de espera para tirar o visto de turista chega a 294 dias, mais de nove meses. Em Brasília a espera é de 248 dias, mais de oito meses. Em Porto Alegre, 227 dias, sete meses e meio. No Rio de Janeiro, 183 dias, cerca de seis meses.

O chefe do setor de Vistos do consulado americano em São Paulo diz quais providências estão sendo tomadas.

“Estamos bem cientes que temos uma fila de espera muito longa. Estamos trabalhando diligentemente neste assunto o dia todo. E sempre que pudermos, estamos adicionando outras vagas quando pudermos, para fazermos tantas entrevistas quanto possível”, explica Robin Busse.

As vagas são abertas diariamente, por isso é preciso ficar de olho no site do consulado para tentar antecipar a data agendada.

No caso da renovação de visto o tempo de espera cai para três meses. Para estudantes e para quem vai aos Estados Unidos a trabalho não há demora. Em casos de urgência, também é possível pedir o visto de emergência.

A Associação Brasileira de Agências de Viagens tem aconselhado os clientes a só fecharem pacotes com o passaporte em dia.

“Mesmo depois da entrevista pode acontecer algum problema, então os cuidados básicos são: permanecer atento para poder tentar antecipar e não fazer a compra antes de ter o visto efetivamente na mão”, afirma Edmilson Romão, da Associação Brasileira de Agências de Viagens.

Camila e o marido fizeram o agendamento pela internet em julho do ano passado e agora aguardam a entrevista para junho deste ano.

“A ideia é a gente ir até pelo menos o fim do ano ou no primeiro semestre de 2023”, diz a jornalista Camila Medeiros e Martins.

No Recife, Márcia e Carlos também agendaram pela internet, foram para entrevista e a formatura da filha acelerou a aprovação do visto.

“Está terminando agora em maio o mestrado dela nos Estados Unidos, na Universidade de Minnesota. Então o que ela quer é o pai e a mãe dela presentes na formatura”, conta o cozinheiro Carlos Kennedy da Costa Lima.
Deixe seu comentário...
Redação

Recent Posts

Como produto de trabalho escravo vai parar na sua calçada

Em O Auto da Compadecida 2, continuação lançada no fim de 2024 de um dos grandes…

7 horas ago

Mulher tem celular clonado após golpe com boleto de internet em Sonora

Uma moradora de Sonora, de 40 anos, teve seu celular clonado e dados pessoais roubados…

8 horas ago

Justiça mantém condenação de homem por tentar matar a ex atropelada e esfaqueada em Sonora

A Justiça de Mato Grosso do Sul decidiu negar o recurso imposto pela defesa de…

8 horas ago

Governadora está entre os 124 mortos após desabamento em discoteca na República Dominicana

O número de mortos no desabamento do teto da discoteca Jet Set, em Santo Domingo,…

8 horas ago

Operação prende seis suspeitos de manipular jogos de futebol

Uma operação da Polícia Civil de Goiás, chamada de Jogada Marcada, prendeu, nesta quarta-feira (9)…

9 horas ago

O que guerra comercial entre EUA e China significa para o mundo

Uma guerra comercial de grandes proporções entre a China e os Estados Unidos está no horizonte com a escalada…

9 horas ago

This website uses cookies.