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Após morte de criança, manifestantes ocupam BR-163 pedindo por melhorias

Após morte de criança, manifestantes ocupam BR-163 pedindo por melhorias – (Foto: Sidnei Bronka via Instagram)

O km 251 da BR-163, em Dourados, na saída para Caarapó, amanheceu ocupado por manifestantes, que pedem por mais segurança e melhorias na sinalização do trecho. Segundo a CCR MSVia, concessionária responsável pela rodovia, o tráfego está intenso na região, com congestionamento de 1 km, entre os km 250 e 251.

O trecho em questão vem sendo palco de diversos acidentes, dentre eles um ocorrido no último domingo (2) envolvendo três veículos, que restultou em uma criança de 9 anos morta, outra de 6 anos em estado grave e deixou outras quatro pessoas hospitalizadas.

A manifestação foi organizada por moradores de bairros e sitiocas próximas à rodovia, que precisam usá-la diariamente e convivem com os riscos do trânsito, que se tornou mais intenso nos últimos anos com a chegada de indústrias na região.

Dentre as reivindicações, estão acostamento e a implantação de acessos seguros às sitiocas, já que a falta da infraestrutura coloca em risco os que trafegam na via, desde os caminhoneiros e carros de passeio até os ciclistas e pedestres.

Além disso, os manifestantes cobram que o local receba mais sinalização, também com o intuito de tentar frear o aumento no número de acidentes nas proximidades.

Em conversa com o portal Dourados Agora, moradores destacaram que não foram feitas melhorias na região desde que a CCR MSVia assumiu a concessão, há uma década.

“A gente precisa de uma entrada segura. O movimento cresceu demais e estamos expostos ao perigo todos os dias”, afirmou um dos organizadores.

Os manifestantes aguardam que autoridades e representantes da CCR MSVia compareçam no local para apresentar soluções aos problemas apontados.

A BR-163 é a principal rodovia de Mato Grosso do Sul, cortando o estado de norte a sul, e sendo uma das vias de escoamento de produtos.

Acidente fatal

Na noite do último domingo (2), um acidente envolvendo três veículos deixou um morto e cinco feridos na BR-163, entre Dourados e Caarapó.

A vítima fatal foi identificada como Carlos Riklme Gomes de Freitas, de 9 anos. Ele chegou a ser reanimado com massagem cardíaca por 40 minutos, mas não resistiu e morreu no local.

Os outros cinco feridos foram encaminhados para o Hospital da Vida de Dourados, dentre eles uma criança de 6 anos, que está em estado grave.

Conforme noticiado pelo Correio do Estado, uma Toyota Hilux e uma Volkswagen Kombi seguiam no sentido Dourados-Caarapó quando, por motivos desconhecidos, a caminhonete bateu na traseira da Kombi. Com a colisão, os motoristas de ambos os veículos perderam a direção, saíram da pista e capotaram diversas vezes na vegetação às margens da rodovia.

Um Chevrolet Corsa, que vinha no sentido contrário, precisou sair da pista para não ser atingido frontalmente pelos veículos.

Pior índice desde 2017

Um levantamento realizado pelo Correio do Estado em novembro do ano passado mostrou que a BR-163 registra, em média, 71 acidentes por mês. De janeiro a outubro de 2024, a rodovia, que corta Mato Grosso do Sul da divisa com o Paraná à divisa com Mato Grosso, foi cenário de 709 acidentes, que resultaram em 57 óbitos.

A média de 71 acidentes por mês é o pior índice visto desde 2017. De janeiro a dezembro daquele ano, foram registrados 877 acidentes, uma média de 73 acidentes mensais.

Se comparados os óbitos registrados, os números mostram que 2024 é mais mortal na rodovia. Os índices apontam para uma média de 5,7 mortes por mês, mais do que a média de 5,1 mortes mensais registradas em 2017. Nos 12 meses daquele ano, 62 pessoas morreram na BR-163.

O ano de 2017 marcou ainda o início de uma queda no número de acidentes. No entanto, em 2020 esses índices voltaram a subir. Confira o levantamento:

Rodovia da morte

A BR-163 teve, por muitos anos, o título de “rodovia que mais mata”, sendo que a privatização de 2013 buscava tirar o título macabro do trecho.

Os números de 2015 apontam para uma queda significativa no número de mortos, que foi de 88 para 58 entre 2014 e 2015. No entanto, os índices voltaram a subir, principalmente porque a CCR MSVia, não cumpriu com o contrato, que previa a duplicação de todos os 845 km da BR-163, de Mundo Novo, na divisa com o Paraná, a Sonora, na divisa com o Mato Grosso.

O prazo para a duplicação completa terminaria em 2024, mas a concessionária fez apenas a duplicação necessária para iniciar a cobrança de pedágio, de cerca de 155 km.

A rodovia não recebe investimentos desde 2017, quando a empresa solicitou o reequilíbrio do contrato. A CCR chegou a dizer em 2019 que não tinha interesse em permanecer com a rodovia e até cobrou a devolução de ativos da União, no valor de R$ 1,4 bilhão.

O acordo final para a manutenção da empresa na gestão só foi alcançado em 2023, e aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em novembro de 2024.

Com essa decisão, espera-se um investimento de R$ 12 bilhões, que incluirá a duplicação de 170 km da via, a construção de uma terceira faixa em outros 190 km e diversas obras adicionais.

Fonte: Correio do Estado

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