Categories: Artigo

Três fatores que contribuem para um possível título do Barcelona em La Liga

Foto: Barcelona

Depois de uma temporada decepcionante em 2021-22, em que o time terminou 13 pontos atrás do arquirrival Real Madrid na tabela do Campeonato Espanhol, foi eliminado na fase de grupos da UEFA Champions League e teve de lidar com a saída de Lionel Messi, o Barcelona vem tendo bons desempenhos na temporada 2022-23 e é o atual líder de La Liga.

O elenco comandado pela lenda do clube Xavi Hernández também garantiu sua vaga nas oitavas-de-final da UEFA Europa League de 2022-23 e têm uma chance decente de ganhar o troféu com base em seus ótimos desempenhos na competição – apesar de enfrentar o poderoso Manchester United na próxima fase do torneio.

Atualmente, o Barcelona lidera a tabela de classificação de La Liga com 56 pontos em 21 jogos, anotando 18 vitórias, 2 empates e apenas uma derrotada, e se encontra 11 pontos à frente do Real Madrid. Apesar de o Real Madrid ter um jogo a menos que o Barça na competição, as projeções de La Liga na Midnite apontam para um possível título da equipe blaugrana, que seria a primeira conquista de Xavi como treinador do clube.

O desempenho geral dos jogadores tem sido excelente e, portanto, este artigo analisará três razões pelas quais o Barcelona deve ganhar o título de La Liga nesta temporada, encerrando o jejum de conquistas vivido pela equipe e amenizando a profunda crise política e financeira que assola o Camp Nou.

Defesa apresentando ótimas performances ao longo da temporada

Foto: Barcelona

Pode-se dizer que a defesa do Barcelona é talvez a defesa mais em forma da liga até agora, já que a zaga blaugrana tem sido sólida como uma rocha e vem sendo um dos pontos fortes da equipe na atual temporada – algo que não vinha acontecendo em temporadas anteriores.

O Barcelona sofreu apenas sete gols em 21 jogos do campeonato, o menor de La Liga até agora. Da mesma forma, a defesa manteve 16 clean sheets (jogos sem sofrer gols) no torneio, que é o maior número de jogos sem sofrer gols registrados na liga nesta temporada.

Jules Koundé e Andreas Christensen formaram uma parceria robusta e se estabeleceram como a melhor dupla de zaga do torneio, enquanto Marc-André ter Stegen vem tendo grandes atuações de baixo das traves.

Alejandro Balde e Sergi Roberto também têm se destacado nas laterais direita e esquerda, respectivamente, e ambos os jogadores também têm sido eficazes na fase ofensiva, contribuindo para o sistema de posse de bola de Xavi. Se a defesa do Barça conseguir manter a boa forma e a robustez defensiva, pode aumentar suas chances de conquistar o título à frente do Real Madrid.

Ataque experiente vem sendo a principal arma da equipe de Xavi

Foto: Barcelona

Os homens de Xavi têm sido muito eficientes no ataque e sua capacidade de encontrar o fundo das redes também é imensa. O Barcelona marcou o maior número de gols na liga nesta temporada, 43, e o ataque liderado pelo centroavante polonês Robert Lewandowski tem assombrado as defesas adversárias.

Robert Lewandowski é atualmente o artilheiro da liga com 14 gols, além de ser o jogador que mais finalizou no campeonato (37 finalizações). Lewandowski e o atacante francês Ousmane Dembele ocupam a terceira posição no ranking de assistências (passes para gol) de La Liga, com 5 passes cada um. Frenkie de Jong, o principal articulador da equipe de Xavi, também vem tendo uma ótima temporada, e figura entre os jogadores que mais acertaram passes no campeonato, com 1137 passes certos.

Com um vasto nível de experiência no ataque, se os homens de frente conseguirem manter a consistência, isso com certeza irá aumentar as chances de o Barça vencer as partidas que lhe restam na competição e confirmar o favoritismo na briga pelo título de La Liga.

Equipe está obstinada em vencer a competição e encerrar o jejum

O Barcelona não conquista o título de La Liga desde a temporada de 2018-19 e, se você conhece a rica história do clube catalão, concorda que é justamente conhecido por ganhar títulos e dominar outras equipes europeias, além de ser um colosso dentro do futebol espanhol e uma das maiores marcas do esporte mundial.

Sua eliminação precoce da campanha da UEFA Champions League de 2022-23 é uma indicação clara de que o time pode se concentrar mais em conquistar o título de La Liga e pode-se afirmar que o atual grupo de jogadores está determinado a restaurar a rica herança do clube e encerrar o jejum de títulos vivido pelo Barça. Isso pode ser visto em seus resultados recentes nesta temporada, em que o time demonstrou resiliência e dedicação para vencer partidas contra adversários difíceis.

Atualmente, eles têm uma chance decente pelo título e, se os jogadores conseguirem manter a consistência e os bons desempenhos, é bem provável que levantem o troféu de La Liga no final da temporada 2022-23.

Deixe seu comentário...
Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Chiquinho Brazão deixa presídio em Campo Grande para cumprir prisão domiciliar no RJ

Após passar 385 dias na Penitenciária Federal de Campo Grande, o deputado Chiquinho Brazão (sem…

12 horas ago

Assistente Siri do iPhone terá direito a novidades em 2025

A Apple tem enfrentado alguns imprevistos em relação ao lançamento da próxima geração da assistente…

13 horas ago

Homem perde controle da direção, bate em caminhão e morre na BR-163

Alcides Alves dos Santos, 43, morreu em acidente na tarde deste sábado (12) na BR-163,…

13 horas ago

Quer dormir melhor? Evite esses alimentos, aconselham nutricionistas

Se nunca tinha pensado nisto, o melhor é começar a ter esse cuidado. O tipo…

14 horas ago

📱 Golpe do “filho em apuros” faz nova vítima em Rio Verde

Mais um caso de estelionato virtual foi registrado em Rio Verde de Mato Grosso. Uma…

15 horas ago

🐄 Novilha é furtada e abatida em via pública na zona rural de Rio Verde

Um crime de abigeato (furto de gado) foi registrado na manhã de sexta-feira (11), na…

16 horas ago

This website uses cookies.