Coxim, MS
14 de junho de 2018
Plantão
67 9 9659 6042
Tribus Conveniência Nova logo

IFMS recebe pedidos de certificação do ensino médio pela internet

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) passou a receber, desde segunda-feira, 11, solicitações online do certificado de conclusão do ensino médio ou da declaração parcial de proficiência com base no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

A solicitação pela internet poderá ser feita apenas pelos participantes do Encceja que tenham escolhido um dos campi do IFMS como unidade certificadora, no ato de suas inscrições para o exame.

O interessado deve acessar o Sistema de Certificação Online (www.suap.ifms.edu.br) e, primeiramente, optar pelo tipo de certificado que deseja:

  • Certificado Encceja: solicitação do Certificado do Ensino Médio para aqueles que atingiram no mínimo 100 pontos nas áreas de conhecimento e cinco pontos na redação;
  • Certificado Encceja com Junção de Proficiência: solicitação do Certificado do Ensino Médio para aqueles que irão aproveitar os resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do Encceja ou Enem;
  • Declaração de Proficiência: solicitação de Declaração de Proficiência que comprova que o participante foi aprovado em uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas pelo Encceja.

Após escolher o tipo de certificado, é necessário ainda informar dados como nome completo, número do CPF, endereço de e-mail válido e telefone, inserir arquivo digitalizado do documento oficial de identificação com foto, com todos os dados legíveis – sendo um arquivo digital da frente e outro do verso do documento, em formato “.pdf”, “.jpeg”, “.jpg” ou “.png”.

Também é necessário indicar a edição do Encceja 2017 e inserir o arquivo digital ou digitalizado do boletim de resultados do exame com as seguintes informações: dados de identificação do participante, nome da unidade certificadora e notas das provas (nos mesmos formatos informados anteriormente). Esse boletim deve ser obtido junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Ao fazer a solicitação pelo sistema o requerente declara que não concluiu o ensino médio, estando ciente de que no caso de inveracidade comprovada, estará sujeito às penalidades cabíveis.

O atendimento online é regido pelo edital complementar nº 008.3/2018, publicado na Central de Seleção do IFMS, no endereço www.ifms.edu.br/centraldeselecao. O atendimento presencial continua sendo feito nos dez campi da instituição, conforme regras do edital nº 008/2018.

Atendimento – A resposta ao pedido será enviada para o e-mail do solicitante, podendo ser deferido – nesse caso, a pessoa receberá a notificação que pode retirar o certificado no campus indicado na inscrição do Encceja ou a declaração parcial para impressão –, ou indeferido, com a justificativa do indeferimento.

Imprimir

Comentários