Coxim, MS
28 de maio de 2020
Plantão
67 9 9659 6042

O coronavírus do boi é o mesmo que provoca Covid-19? Como tratar?

Nesta quarta, 27, o Giro do Boi solucionou dúvida de Antônio Lara, telespectador do município de Almandina, estado da Bahia, que perguntou se o coronavírus bovino (BCov) é diferente daquele que causa a Covid-19, além de questionar quais são os problemas que o coronavírus traz para os bovinos.

São diferentes, sim. O covid-19 só afeta os humanos e o coronavírus de bovinos só afeta os bovinos”, adiantou o médico veterinário e gerente técnico de biológicos da MSD Saúde Animal, João Augusto Guimarães Drumond.

“Quais são os principais problemas que o coronavírus bovino pode trazer para a criação? As diarreias neonatais, a disenteria de inverno em animais adultos e alguns quadros relacionados a doenças respiratórias”, acrescentou.

“Uma das coisas que eu posso usar para minimizar os problemas de diarreia neonatal é exatamente uma vacina nas mães no período de pré-parto, em torno de 60 dias antes do parto. Assim eu promovo enriquecimento do colostro e essa transferência de maneira passiva para o bezerro, a transferência da imunidade através do colostro para o bezerro”, apontou Drumond, que aconselhou ainda que o produtor procure um médico veterinário para obter mais informações de controle de coronavírus no seu rebanho de gado.

print

Comments

comments