Coxim, MS
27 de janeiro de 2020
Plantão
67 9 9659 6042

Talibã afirma que avião que caiu no Afeganistão é dos EUA

O avião que caiu nesta segunda-feira (27) no leste do Afeganistão pertencia às Forças Armadas dos Estados Unidos – afirmou o porta-voz do Talibã, Zabihula Mujahid.

“Um avião especial dos ocupantes americanos caiu na província de Ghazni”, declarou o porta-voz em um comunicado, acrescentando que toda tripulação morreu.

Um porta-voz do Ministério afegão da Defesa, Rohullah Ahmadzai, declarou por sua vez à AFP que a aeronave não pertence às forças afegãs. As forças americanas em Cabul, contactadas pela AFP, não quiseram fazer comentários.

A área onde aconteceu o acidente está sob controle dos insurgentes.

As primeiras informações sobre a queda da aeronave foram divulgadas pela Direção da Aviação Civil afegã, que se limitou a dizer que a aeronave não era comercial.

O avião caiu ao meio-dia (hora local), conforme o porta-voz da Polícia de Ghazni, Ahmad Khan Seerat.

Segundo ele, a zona não é segura, devido à presença de insurgentes.

O acidente aconteceu no distrito de Deh Yak, ao leste da cidade de Ghazni. Fora das cidades, a região é dominada pelos talibãs, o que complica consideravelmente o envio de socorristas e de investigadores.

Acidentes envolvendo voos militares, especialmente de helicópteros, são frequentes no Afeganistão, em razão do grande número de operações e dos ataques talibãs, além das más condições meteorológicas.

print

Comments

comments