Coxim, MS
9 de setembro de 2019
Plantão
67 9 9659 6042

Posso treinar resfriada ou é melhor ficar em casa?

Quando você se sente mal, pular o treino é uma escolha óbvia. Mas é um pouco diferente quando você está resfriada. Claro, você não se sente super disposta, mas também não está totalmente derrubada. Claro, você vai querer descansar seu corpo se é isso que deveria fazer, mas… Dá para treinar resfriada ou é melhor ficar em casa?

Tudo bem treinar resfriada?

“A resposta é sim”, diz Jessalyn Adam, médica especializada em medicina esportiva no Mercy Medical Center, em Baltimore (EUA). Em geral, você deve seguir a “regra do pescoço”. “Se todos os seus sintomas estiverem acima do pescoço, você estará segura para treinar”, diz ela. “Mas se você tiver sintomas abaixo do pescoço, provavelmente é melhor não ir.”

Você pode treinar com:

Coriza
Congestão nasal
Dor de garganta

Não vá se você tiver:

Tosse
Falta de ar
Dores musculares
Congestão torácica geral

“No geral, o exercício ajuda a impulsionar seu sistema imunológico, mas é importante acompanhar o que você sente”, aconselha Kenton Fibel, médico especializado em medicina esportiva no Instituto Cedars-Sinai Kerlan-Jobe, em Los Angeles (EUA). Mesmo que você “só” esteja resfriada, ainda não se sentirá obrigada a ir à academia caso se sinta mal. “Em geral, ouça seu corpo e como você se sente”, diz ele.

Existem exercícios melhores que outros neste caso?

Só porque você pode se exercitar não significa que deva se esforçar. “Este não é o momento de fazer os exercícios mais difíceis”, diz Adam. “Seu corpo ainda está combatendo uma infecção.” Ela recomenda fazer “cardio leve”, como uma corrida confortável, um treino leve de spinning ou uma sessão casual no aparelho elíptico. “Não faça tanto quanto você normalmente faria”, diz ela.

“Quanto ao treinamento de força, pode ser um desafio, porque muitas vezes você já se sente cansada”, diz o Dr. Adam. “Se você está congestionada, não é uma boa ideia usar pesos pesados, mas os mais leves devem ser bons.”

“E realmente não importa se você treina dentro ou fora da academia”, diz Adam. No entanto, ela ressalta que, se você sofre de alergias, além de ter um resfriado, fazer exercícios ao ar livre durante a estação das alergias pode ser meio infeliz.

Lembre-se de que forçar demais o corpo – mesmo que você consiga aguentar – pode acabar estragando tudo. “Exercitar-se demais quando você está doente pode fazer com que seja mais difícil combater a infecção e levar mais tempo para você melhorar”, diz Fibel.

Que outras precauções você deve tomar?

Embora a “regra do pescoço” seja importante a seguir, existem outras nuances a serem consideradas. “Se você está com febre, se sente muito cansado, com náusea ou com dores musculares generalizadas, não se exercite”, diz Adam. O mesmo vale se o exercício faz você se sentir pior.

print

Comments

comments