Coxim, MS
10 de julho de 2019
Plantão
67 9 9659 6042

Coxim está na lista de cidades com baixo índice de umidade relativa do ar no país

Foto: Coxim Agora

Coxim está na lista de cidades que apresentam baixo índice de umidade relativa do ar no país, divulgado nesta quarta-feira (10) pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Ao todo são 54 municípios em Mato Grosso do Sul, outras cidades da região Norte do Estado como Sonora, Costa Rica e Chapadão do Sul também estão incluídas na lista.

Destacando que Chapadão do Sul e Costa Rica registraram na tarde desta terça-feira (9) índice de umidade relativa do ar de 14%. Os municípios ficaram entre os mais secos do País e só perderam para as cidades de Bom Jardim da Serra e São Joaquim, ambas em Santa Catarina, com 12%, e São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, com 13%. O recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de 60%.

Segundo o meteorologista do Inpe, Diogo Arsego, a sequidão continua e não há previsão de mudança no tempo para os próximos dias. “A tendência é que o índice da umidade relativa do ar caía mais um pouco”, alertou. As temperaturas continuam amenas à noite, relativamente altas e com baixa umidade relativa do ar no período da tarde.

Quando os índices de umidade relativa do ar ficam entre 30 e 21% é considerado estado de atenção, entre 20 e 12% (estado de alerta) e abaixo de 12% (estado de alerta máximo). Por causa do tempo seco ocorrências de incêndio em terrenos baldios têm sido corriqueiras também.

Orientações – Beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas, evitar exposição ao sol das 10h às 16h são algumas das recomendações do instituto.

print

Comments

comments