Coxim, MS
5 de julho de 2019
Plantão
67 9 9659 6042

Escetamina: O spray nasal que promete curar depressão grave

constatação de que nem toda depressão é igual é um dos motivos da busca por novos tratamentos. E o assunto emergiu agora com a aprovação nos Estados Unidos de um fármaco diferente de tudo que existia até então. O holofote foi direcionado para a escetamina, da farmacêutica Janssen, que será vendida sob o nome de Sparvato, utilizada por meio de um spray nasal.

A agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA), deu ‘luz verde’ à venda de escetamina, “prima química” da cetamina, há muito tempo estudada para o tratamento da depressão.

Os ensaios clínicos incluíram pacientes com depressão resistente a tratamentos convencionais.

De acordo com a comunidade médica e científica, o último grande desenvolvimento no tratamento da depressão foi há cerca de 30 anos, quando a fluoxetina, inicialmente comercializada com o nome ‘Prozac’.

“A nossa ampla investigação sobre o spray nasal de escetamina demonstrou um perfil positivo de risco-benefício para adultos com depressão resistente ao tratamento”, defendeu o responsável pelas terapias no domínio das neurociências da Janssen, Husseini K. Manji.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou que cerca de 322 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão, uma doença que limita severamente a capacidade de levar uma vida diária normal, mas cuja gravidade é muitas vezes subestimada ou confundida com depressão temporária. Nos casos mais graves pode resultar em suicídio.

Se estiver sofrendo de depressão, tiver pensamentos auto-destrutivos ou simplesmente necessitar de falar com alguém deverá consultar um psiquiatra, psicólogo ou clínico geral.

Pode ainda contactar a organização CVV – Centro de Valorização da Vida ( Telefone 188 / Chat no site www.cvv.org.br / Atendimento 24h por dia e em todo território nacional).

print

Comments

comments