Coxim, MS
29 de maio de 2019
Plantão
67 9 9659 6042

Com mais de R$ 8 milhões em dívidas, audiência pública discute crise financeira do HR de Coxim

Foto: Maikon Leal

Com uma dívida de mais de R$ 8 milhões, o Hospital Regional Álvaro Fontoura Silva, em Coxim, agoniza há anos por conta de uma crise financeira. Na noite desta quarta-feira (29), haverá uma audiência pública com o tema “Crise Financeira do Hospital Regional de Coxim”, que contará com a presença autoridades para encontrar uma saída para os problemas enfrentados pelo maior hospital da região Norte do Estado.

A situação financeira do hospital é visivelmente caótica, desde a sua inauguração os problemas são sempre os mesmos, na hora de pagar à conta, sempre houve o jogo de “empurra-empurra” entre os municípios, estado e união.

De lá para cá, os custos da unidade só vem aumentando e o hospital que nem se quer tem uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), possui recursos limitados que não dão conta de bancar as despesas, e a velha política continua, a famosa “ambulancioterapia” que é simplesmente o encaminhamento de pacientes no sistema vaga zero  aos hospital de Campo Grande. Como se não bastasse, é sabido que a folha de pagamento anda bem inchada.

A iniciativa da audiência partiu do Poder Legislativo, o idealizador da audiência, vereador Abílio Vaneli (PT) e equipe da área devem propor algumas melhorias durante o evento para auxiliar na situação financeira e administrativa do hospital.

De forma conjunta, os poderes Legislativo, Executivo e Ministério Público pretendem com a audiência encontrar uma saída para a atual situação da instituição que não anda nada bem de “saúde”. Entre as propostas, o que nos foi adiantado seria a realização de um concurso público no hospital, com o objetivo de diminuir o número de contratados.

A audiência acontecerá a partir das 19 horas no plenário da Câmara Municipal de Coxim, na rua João Pessoa, no centro da cidade.

print

Comments

comments