Coxim, MS
28 de maio de 2019
Plantão
67 9 9659 6042

Toyota apresenta nova geração do RAV4 híbrido

Fotos divulgação Toyota

A Toyota acaba de confirmar que vai vender a nova geração do RAV4 no Brasil. O modelo víra em duas configurações a S Hybrid e SX Hybrid, os preços são de R$ 165.990,00 e R$ 179.990,00, segundo a marca, as vendas iniciam a partir do dia 13 de junho de 2019. Se for comparar com o seu principal concorrente o Honda CR-V é vendido por um valor bem maior: R$ 194.900.

A 5ª geração é produzida nas fábricas de Takaoka e Nagakusa no Japão, o modelo é comercializado no mundo desde 1994 e cujo lançamento na época foi um marco para seu segmento, foi, em 2018, o SUV mais vendido no mundo.

Entre as principais novidades do modelo estão no novo visual, a nova arquitetura global Toyota (TNGA); Motorização híbrida auto recarregável; Novo sistema de tração inteligente nas quatro rodas (AWD); Sistema de segurança ativa “Toyota Safety Sense”(TSS).

TNGA é a sigla em inglês de Toyota New Global Architecture (Nova Arquitetura Global Toyota) e diz respeito a uma filosofia de fabricação que visa melhorar drasticamente o desempenho do veículo e destacar as características únicas de cada modelo, melhorando significativamente os componentes essenciais que fazem parte do veículo e têm um impacto direto no design, conforto, desempenho e segurança. A nova geração do RAV4 Hybrid é construída sob a plataforma denominada GA-K (mesma do Camry).

Duas versões para o mercado brasileiro

A nova geração do Toyota RAV4 Hybrid chega ao Brasil em duas versões dotadas de sistema de propulsão híbrido auto recarregável exclusivo, além de uma transmissão automática HEV Transaxle (transmissão variável contínua) e tração sob demanda inteligente nas quatro rodas AWD.

São dois níveis de equipamento: S Hybrid e SX Hybrid.

A versão de entrada S Hybrid chega com sete airbags, faróis de LED com ajuste automático de altura, bancos com partes revestidas de couro, bancos dianteiros com um sistema de ventilação (SVS), banco do motorista com memória para duas posições, além da regulagem elétrica de seis posições, sistema de áudio com tela de LCD sensível ao toque de 7” combinando com o painel de instrumentos de TFT de 7”, sistema de acionamento e desligamento do motor por botão (Engine Start/Stop Button), sistema de entrada inteligente (Smart Entry System), rodas de liga leve de 18”, controle de climatização digital automático dual-zone com saída para os bancos traseiros e sistema S-flow, freio de estacionamento eletrônico (EPB) e função Hold, controle eletrônico de tração (TRC), controle de Assistência de Subida em Rampa (HAC), Sistema de Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC) e Controle de Reboque e Oscilação (TSC), dentre outros.

A versão SX Hybrid vem com todos esses equipamentos , e ainda teto solar tipo Wide Moonroof, carregador de celular sem fio ou por indução (Wireless Charger), abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno, por sensor de movimento (passando o pé por debaixo do para-choque traseiro), sistema de transmissão com função Paddle Shift e pacote de segurança ativo Toyota Safety Sense (TSS).

No visual o modelo conta com novos faróis dianteiros contam com tecnologia LED, luzes diurnas LED DRL, nivelamento automático de altura e sensor crepuscular e criam uma sensação de maior robustez e uma aparência mais refinada e agressiva ao modelo. O conceito de seu design é chamado “Cross Octagon”, porque representa dois octógonos cruzados em 90 graus.

Os faróis traseiros LED poligonais, combinados com o design trapezoidal da parte traseira do veículo, enfatizam uma sensação de amplitude e uma postura firme. O novo RAV4 Hybrid nas versões S e SX vem com rodas de liga leve de 18 polegadas (225/60R18). A versão SX Hybrid é equipada com teto solar panorâmico com abertura elétrica.

Todas as versões possuem uma tela colorida de TFT 7 polegadas, que permite ao motorista escolher entre um aspecto analógico ou digital.

O volante do novo RAV4 Hybrid, revestido em couro, possui controles de áudio, telefone e controle de velocidade de cruzeiro na versão S Hybrid, enquanto a versão SX Hybrid, conta com comandos de áudio, telefone, alerta de mudança de faixa e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.

No painel central, o modelo conta com ar-condicionado integrado digital Dual Zone e sistema S-Flow.

O modelo ainda possui sistema de travamento e destravamento das portas e porta-malas por sensores de aproximação (Sistema Smart Entry) e sistema de acionamento e desligamento do motor por botão (Push Start Button). A versão SX ainda possui abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno, ou por sensor de movimento (passando o pé por debaixo do para-choque traseiro).

Para garantir o conforto dos passageiros, tanto na cidade, como na estrada, o Novo RAV4 Hybrid conta com sistema multimídia com tela de LCD sensível ao toque de 7” com funções de espelhamento Mirror Link e DVD Player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC, rádio AM/FM, Bluetooth e seis alto-falantes.

Ela também incorpora uma câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros que contribuem para maior segurança.

No console central, um sistema de carregamento sem fio para smartphones foi disponibilizado para potencializar a experiência do usuário.

Sistema híbrido auto recarregável

O Toyota RAV4 Hybrid chega com um grande atributo: um novo sistema de propulsão híbrida recentemente desenvolvido que combina baixo consumo de combustível e excelente potência, determinando de forma ideal se o motorista quer priorizar uma sensação de aceleração linear ou uma capacidade máxima de resposta, de acordo com o estilo de condução desejado. O sistema híbrido é composto por quatro motores (um a gasolina + três elétricos) que funcionam juntos, fornecendo uma potência total de 222 cv.

O propulsor do novo RAV4 é um 2.5L DOHC de 4 cilindros e 16V. Ele incorpora um sistema de sincronização de válvulas variável inteligente chamado VVT-i, que modifica os tempos de abertura das válvulas de admissão. Ao mesmo tempo, incorpora um novo sistema de injeção de combustível direta e indireta, conhecido como D-4S, que adapta a injeção às condições de condução, obtendo maior potência e economia no consumo de combustível.

O sistema elétrico, composto por três motores, é alimentado por uma bateria de níquel-hidreto metálico II 11% mais leve que o sistema anterior, que recarrega automaticamente quando o veículo desacelera ou freia, sem a necessidade de se conectar a uma fonte de energia externa.

Com esse sistema híbrido, o Novo RAV4 Hybrid pode percorrer cerca de 1.000 km com um único tanque de combustível de 55 litros, dependendo do estilo de condução.

Transmissão e modos de condução

Todas as versões do novo RAV4 Hybrid incorporam um novo tipo de transmissão automática HEV Transaxle continuamente variável (conjunto de engrenagens planetárias) controlada eletronicamente, com um diferencial pré-engatada. O resultado é uma aceleração mais linear. Maior controle na desaceleração de modo sequencial e maior eficiência em alta velocidade, atingindo desempenho, potência e baixo consumo.

Todas as versões contam com quatro modos de condução: Normal, ECO, EV (100% elétrico) e Sport, tornando-se um veículo versátil, preparado para qualquer tipo de condução. Na versão SX, há a opção de trocas de marcha no volante, proporcionando maior prazer e emoção ao dirigir.

Sistema de tração nas quatro rodas inteligente (AWD)

O Toyota RAV4 Hybrid está equipado com um novo sistema inteligente de tração AWD nas quatro rodas chamado, desenvolvido para fornecer uma condução característica de um SUV e excelente eficiência de combustível. Este sistema de tração fornece torque às rodas traseiras dependendo da situação, por meio de um dos motores elétricos, localizado no eixo traseiro (sem cardã). A relação de distribuição de torque com as rodas traseiras melhora em 20/80 em comparação com a geração anterior (40/60).

Além disso, incorpora a função AUTO LSD, usada para sair das condições de deslizamento por meio do bloqueio das rodas. Quando elas giram sem tração ou são suspensas no ar, o sistema envia toda a força para as rodas que estão no chão, que são aquelas que têm tração.

O sistema de tração inteligente AWD combinado com o conjunto híbrido, a transmissão eletrônica HEV Transaxle com diferentes modos de condução, a direção eletricamente assistida (EPS), os freios a disco e a suspensão independente fazem do novo RAV4 um SUV de excelente manobrabilidade, versatilidade, conforto e estabilidade na estrada e fora dela.

Segurança

Toyota Safety Sense:

A Toyota empregou suas tecnologias mais avançadas para alcançar o melhor desempenho de segurança de sua classe para este novo RAV4 Hybrid.

Pela primeira vez no Brasil, o Toyota RAV4 Hybrid incorpora o pacote de segurança ativa “Toyota Safety Sense” para a versão SX Hybrid. Este sistema conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista.

As tecnologias são:

Sistema de pré-colisão frontal (PCS)*

O sistema de pré-colisão frontal do Toyota Safety Sense usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista através de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas.

Sistema de alerta de mudança de pista com condução assistida (LDA)*

Em determinadas circunstâncias, o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System – LDA) é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. Este sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida. Quando é ativado e se detecta que está se desviando inadvertidamente, o sistema pode aplicar pequenos movimentos de correção no volante para ajudar a manter o veículo na pista.

Faróis altos automáticos (AHB)*

Faróis altos automáticos (AHB) são um sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem distrair outros motoristas. O AHB trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos em conformidade.

Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)*

O controle de cruzeiro adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao “cruise control” que permite a condução a uma velocidade constante pré-determinada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.

*Os sistemas de segurança ativa, como o Toyota Safety Sense, são projetados para auxiliar o motorista e não substituí-lo. O motorista deve manter o controle de seu veículo em todos os momentos e é responsável por sua condução, pois este sistema não substitui a condução segura. A operação do Toyota Safety Sense pode ser afetada ou prejudicada devido a fatores externos, não sendo a Toyota responsável pelas consequências derivadas do uso do sistema.

Máxima segurança

A nova geração do Toyota RAV4 recebeu cinco estrelas, de cinco possíveis, nas categorias de Proteção de Ocupantes Adultos e Proteção de Ocupantes Infantis do Latin NCAP, braço para a América Latina do renomado programa Global NCAP que promove testes independentes de segurança de automóveis.

De acordo com o Latin NCAP, o RAV4 Hybrid demonstrou boa proteção para os ocupantes nos três testes realizados: frontal, lateral e de poste. O modelo também atingiu níveis satisfatórios no teste de controle eletrônico de estabilidade. Além disso, pela primeira vez um veículo Toyota recebeu dois reconhecimentos simultaneamente pelo Latin NCAP: o de Frenagem de Emergência Autônoma (AEB), em virtude do pacote Toyota Safety Sense (TSS), e o de Proteção de Pedestres.

O novo Toyota RAV4 Hybrid coloca a segurança como sua principal prioridade, e é por isso que oferece como padrão sete airbags (motorista e passageiro, lateral (x2), cortina (x2) e de joelho para o motorista), controle de estabilidade (VSC), controle de tração (TRC) e ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem de emergência (BA).

Além disso, possui uma coluna de direção retrátil e uma carroçaria projetada para maximizar a proteção dos ocupantes em caso de colisão. O controle de assistência de arranque em subida (HAC), o sistema de frenagem de estacionamento elétrico com função de auto-hold, os faróis de neblina dianteiros e traseiros, a câmera de ré com sensores dianteiros e traseiros e o sistema ISOFIX de ancoragem para cadeirinha de criança complementam o pacote de segurança.

print

Comments

comments