Coxim, MS
11 de março de 2019
Plantão
67 9 9659 6042

OAB de Coxim realiza diversos eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Foto: OAB/Coxim

Na última sexta-feira (07) e sábado (08), em comemoração ao dia Internacional da Mulher, a OAB de Coxim realizou em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS – Coxim), Escola Superior da Advocacia (ESA-Coxim), Comissão da Mulher Advogada de Coxim, Poder Judiciário e Secretaria Municipal de Saúde de Coxim, eventos com ciclo de palestras voltadas aos temas: Mulher empreendedora; boas praticas no parto; violência obstétrica; violência contra mulher e feminicídio; prerrogativas da mulher advogada, bem como a visibilidade da mulher com deficiência.

A presidente da Subseção de Coxim Valéria Ferreira de Araujo Oliveira fez agradecimentos a todos que colaboraram para o evento, enfatizou que unidas, as mulheres conquistarão ainda mais. “Debater esses temas é essencial para que o público feminino cada vez mais tome ciência do poder que tem em suas mãos, e que devemos sim nos empoderarmos, para que possamos fazer valer o direito que a nós é conferido pela Constituição Federal, “de que todos somos iguais perante a lei, sem distinção entre homens e mulheres’”. Avaliou que a violência contra mulher é um problema de toda sociedade e que todos devemos cuidar para que não haja mais vitimas deste crime brutal, denunciando sempre que ver ou souber desse tipo de agressão. Relatou ainda que as mulheres devem continuar a luta daquelas que um dia batalharam pelos direitos sociais já conquistados, como o direito ao voto nas eleições. A presidente ainda mencionou que seu objetivo junto a Ordem dos Advogados é integrar a sociedade com a instituição.

A Primeira palestra ministrada foi pela Advogada e professora Dra. Nabhia Maksoud, a qual abordou o tema da mulher empreendedora, incentivando e motivando mulheres a atuarem no mercado de trabalho. Neste dia ainda teve uma exposição da representante do Sebrae de Coxim, onde apresentou alguns programas oferecidos as mulheres que desejam ter sua independência financeira abrindo seu próprio negócio. E ainda no encerramento da noite do dia 07 de março, foi ministrado pela funcionaria do Boticário de Coxim, Divina Araújo, um workshop de automaquiagem e ainda sorteio de brindes para as mulheres participantes.

Já as palestras do dia 08 de Março, contaram com profissionais da Área da Saúde, sendo a médica Dra. Sara Belo, a Enfermeira e professora do campus da UFMS de Coxim Viviam Coutinho Galeski Prudêncio e a Psicóloga Rosangela Maria Resende, onde trataram dos temas de violência obstétricas e boas praticas no parto.

A Juíza da Vara Criminal de Coxim Tatiana Dias de Oliveira Said, palestrou a respeito da Violência contra Mulher e Feminicídio. Apontou que Mato Grosso do Sul é o Estado que lidera o ranking deste crime, porém informou que as mulheres estão mais confiantes para denunciar seus agressores, entretanto ainda há muito a se fazer para coibir tais práticas.

Em sequência a Secretária-Geral Adjunta da OAB/MS ministrou palestra sobre Prerrogativas da Mulher Advogada e também falou sobre projetos da instituição. Para ela, encontros como este engrandecem a causa feminina. “Nossa ideia foi aproximar as pautas das cidades do interior e da Capital, incentivando as ações em conjunto e valorizando a todas as mulheres que ajudam na construção de uma sociedade mais justa”, pontuou Eclair Nantes.

Para a Presidente da Comissão do Direito das Pessoas com Deficiência e da Acessibilidade, Rita de Cássia Luz, eventos dessa natureza e que abordam o tema por ela representado são de extrema importância. “É fundamental falar sobre o assunto. É necessário se conscientizar de que mulheres com deficiência também existem e precisam de atenção e políticas públicas”, destacou.

Ainda em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a presidente da OAB de Coxim Dra Valéria, a convite do Comandante do 47BI Tenente-Coronel José Giron  e sua esposa Fabricia Giron, ministrou palestra para as Mulheres dos militares abordando os direitos conquistados ao longo dos anos. Após, concedeu entrevista em programa de rádio tratando do mesmo tema.

O evento foi prestigiado também pela Vice-Presidente da Comissão de Direito Carcerário Silmara Félix, Integrantes da Comissão da Mulher Advogada de Coxim, advogadas Meiryvan Viana, Ângela Paixão, Dinalva Mourão, Rubilene Prudêncio e Maria Caroline Gomes; Diretora da Escola Superior de Advocacia de Coxim (Esa), Raquel Brambilla; Caixa de Assistência dos Advogados de Coxim (CAAMS), Vera Helena dos Santos e demais autoridades locais.

Ao final dos eventos foi oferecido um coquetel na sede da OAB de Coxim, em seu espaço Goumert.

Foto: OAB/Coxim
print

Comments

comments